Já não aguenta mais seu PC lento, e travando? Abrir dois programas ao mesmo tempo é uma grande dificuldade? Veja como resolver isso, nesse vídeo!
Só gostaria de avisar, no começo do vídeo, que se seu PC tiver configurações muito antigas, ou componentes de hardware com defeito, essas dicas não farão milagres!
Algumas dicas deste vídeo funcionam apenas no Windows 10.
A primeira dica é usar o CCleaner para limpar arquivos temporários, e históricos em cache.
Você pode se surpreender o quanto esses arquivos podem deixar seu sistema operacional lento.
Baixe o Ccleaner direto do site oficial, https://www.ccleaner.com/pt-br/ccleaner/download, e escolha a versão grátis, que já é suficiente para a dica desse vídeo.
Abrindo o programa de instalação clique em Instalar, desative a opção ver notas da versão, e clique sobre executar o Ccleaner.
Se você não tiver o Google Chrome instalado, ele vai oferecer para você instalar, você pode clicar em não aceitar, e na mensagem de finalização, clique em iniciar o Ccleaner.
Algumas vezes ele oferecerá também, a instalação do Avast Antivírus, basta recursar a oferta para acessar a interface principal do programa.
No menu do lado esquerdo, escolha a primeira opção, limpeza personalizada.
Abrirá um menu ao lado com várias caixas para selecionar o que limpar, você pode marcar as que mais lhe convém. Eu sugiro marcar todas, exceto a apagar espaço livre.
Depois clique sobre programas, e repita o mesmo processo, marcando todos os quadradinhos.
E finalmente clique sobre o botão executar limpeza, e aguarde. O processo pode demorar vários minutos. Caso apareça alguma tela pedindo para fechar algum programa, permita o fechamento para que o Ccleaner consiga limpar os dados dele.
A segunda dica é desativar os efeitos visuais do Windows 10. Esses efeitos foram feitos para deixar o Windows com uma aparência mais bonita. Porém em PCs com recursos mais modestos, eles consumirão uma parte importante dos recursos, que será útil em outras atividades.
Para desativar:
- Clique sobre o menu iniciar, e clique na engrenagem das configurações.
- Clique sobre sistema.
- No menu do lado esquerdo, desça, até encontrar a opção sobre.
- Em configurações relacionadas, do lado direito, clique sobre configurações avançadas do sistema.
- Na tela que abrir, clique sobre o botão Configurações em Desempenho.
- E finalmente marque a opção ajustar para obter o melhor desempenho.
- Clique em Ok, e você verá as modificações sendo feitas.
Outra dica que ajuda bastante a deixar o PC mais rápido, é desativar os programas, iniciados com o Windows, que não são essenciais.
Para desativá-los clique com o botão direito do mouse sobre a barra de tarefas, e selecione a opção gerenciador de tarefas.
Acesse a aba inicializar. Nela estarão todos os programas que são iniciados junto com o Windows.
Tomando cuidado para não desativar nenhum software de driver, clique com o botão direito do mouse, sobre o programa que acredita não precisar ser iniciado automaticamente com o Windows, e clique sobre desabilitar.
Se você aplicou todas as dicas anteriores, e seu PC continua lento, pode ser necessário então substituir um componente do seu PC.
A minha quarta dica é, verifique se você tem instalado no seu PC um HD ou SSD.
Para descobrir:
- Clique no menu iniciar.
- Digite desfragmentar, e clique sobre o programa.
Ao abrir, ele listará todos os discos conectados no computador. Na lista há uma coluna tipo de mídia, quando aparecer unidade de estado sólido, é um SSD. Quando aparecer unidade de disco rígido, é um HDD.
Caso você possua um HDD, eu recomendo que troque para um SSD. Só o fato de trocar esse componente, seu computador poderá ganhar um pouco mais de agilidade.
SSD Kingston A400 – https://dicastec.com.br/SSDKingstonA400
SSD Adata SU650 – https://dicastec.com.br/SSDAdataSU650
SSD WD Green – https://dicastec.com.br/SSDWDGreen480
Caso tenha feito todas as dicas anteriores, e seu PC possua um SSD, mas ainda está lento, pode ser que seu Windows tenha problemas com alguns arquivos internos do sistema.
Minha sugestão é que você faça um reset no Windows, voltando aos padrões da instalação inicial. Para fazer isso:
- Abra o menu iniciar, e clique sobre a engrenagem que leva as configurações.
- Clique sobre atualização e segurança.
- No menu do lado esquerdo, clique sobre recuperação.
- E na sessão restaurar o PC, clique sobre o botão começar agora.
O sistema irá perguntar se deseja manter os arquivos ou remover tudo. Escolha conforme a sua necessidade, e aguarde o processo terminar.
Ele poderá demorar vários minutos, seja paciente. Se for um notebook, garanta que ele está ligado na energia!
Essas eram as dicas que eu tinha para você nesse vídeo! Não esquece de curtir esse vídeo, se inscrever no canal, e conte para mim nos comentários se o seu PC ficou um pouco mais rápido com as dicas.
Na tela tem mais dois vídeos com dicas legais para você! Um abraço e até a próxima! Tchau!