O PIX é um novo meio de pagamento criado pelo Banco Central do Brasil que tem como objetivo simplificar e agilizar as transações financeiras entre pessoas e empresas. Com o PIX, é possível realizar transferências de dinheiro instantaneamente, a qualquer hora do dia ou da noite, sem precisar pagar taxas ou esperar dias para o dinheiro cair na conta.
Para utilizar o PIX, é necessário cadastrar uma chave PIX, que pode ser o número do celular, o e-mail, o CPF ou CNPJ, ou uma chave aleatória gerada pelo banco. No caso da Caixa Econômica Federal, o cadastro da chave PIX é muito simples e pode ser feito pelo internet banking ou pelo aplicativo Caixa Tem.
Para cadastrar uma chave PIX pelo internet banking, basta seguir os seguintes passos:
- Acesse o internet banking da Caixa com seu usuário e senha;
- Clique na opção “PIX” no menu de serviços;
- Selecione a opção “Cadastrar chave”;
- Escolha o tipo de chave que deseja cadastrar (celular, e-mail, CPF ou CNPJ);
- Insira os dados solicitados e confirme o cadastro.
Já pelo aplicativo Caixa Tem, o processo é ainda mais fácil:
- Abra o aplicativo Caixa Tem e faça login com seus dados de acesso;
- Toque na opção “PIX” no menu principal;
- Selecione a opção “Cadastrar chave”;
- Escolha o tipo de chave que deseja cadastrar (celular, e-mail, CPF ou CNPJ);
- Insira os dados solicitados e confirme o cadastro.
Após o cadastro da chave PIX, você estará apto a realizar transferências instantâneas pelo PIX para outras pessoas ou empresas que também tenham cadastrado sua chave PIX. Além disso, é possível fazer pagamentos de compras em lojas físicas ou virtuais que aceitam o PIX como forma de pagamento.
Vale lembrar que o PIX é uma opção segura e prática para realizar transações financeiras, já que utiliza tecnologias avançadas de criptografia e autenticação. Por isso, se você ainda não cadastrou sua chave PIX na Caixa Econômica Federal, não perca mais tempo e aproveite todas as facilidades que essa forma de pagamento pode oferecer.